NOTÍCIAS

SIAMIG LANÇA O INSTITUTO MINEIRO DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL RURAL (IMPAR)

A Siamig – que reúne a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais e os sindicatos das indústrias do Açúcar e do Álcool no estado – lançou nesta quinta-feira (31/3) o Instituto Mineiro de Preservação Ambiental Rural (Impar), uma ONG que se dedicará à temática ambiental no setor. “O primeiro foco será um trabalho muito forte na prevenção e combate aos incêndios, principalmente, no período mais seco. A gente sofre muito com isso”, informou o presidente da Siamig e do Conselho Empresarial de Meio Ambiente do SISTEMA FIEMG, Mário Campos.

O lançamento ocorreu no segundo dia do II Workshop de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Sucroenergético de Minas Gerais – Desenvolvendo um Futuro Melhor, promovido pela Siamig em parceria com a Gaia Consultoria Ambiental.

A primeira edição, lembrou Campos, foi realizada em 2020, como último evento do setor antes da pandemia. A proposta, explicou ele, é reunir todo o corpo de colaboradores que trabalham com a temática ambiental no dia a dia das usinas associadas.

“Somos uma agroindústria, então, temos os desafios do campo com os desafios da indústria. Por isso é tão importante que a gente faça, todos os anos, um workshop de atualização de legislação, de discussão daquilo que pode ser modificado, trazendo também novas tendências, para que as empresas possam se mobilizar internamente para executar”, pontuou ainda Campos.

O evento, destacou também, ajuda a fazer um trabalho muito bom de benchmarking. “A gente tem empresas de vários portes no setor no estado e algumas são um pouco mais avançadas em determinadas temáticas. Dessa forma, as outras passam a ver o que está todo mundo fazendo e acabam modificando e moldando sua atuação no tema”, ponderou.

Licenciamento ambiental

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Carvalho de Melo, foi uma das palestrantes deste segundo dia de workshop, no painel Avanços na Legislação Ambiental em Minas Gerais. Ela discorreu, especialmente, sobre o contexto do aprimoramento do licenciamento ambiental, da modernização de ferramentas de desburocratização do licenciamento ambiental e de ações estratégicas previstas por sua pasta.

“Agora, vamos agilizar grandes projetos de licenciamento ambiental que estão no estado há 8, 10, 12 anos, à espera de avaliação”, afirmou. A secretária evidenciou ainda o trabalho conjunto que a Semad vem desenvolvendo com a FIEMG, de revisão de normas, com vistas a racionalizar a análise dos projetos de licenciamento ambiental em Minas.

Durante os dois dias de evento, mais de 80 pessoas das empresas ligadas a cadeia produtiva do setor sucroenergético mineiro debateram sobre assuntos estratégicos da área ambiental, como licenciamentos ambiental e agrícola, ESG, relatório de sustentabilidade, incêndios rurais, análise de CAR/PRA, soluções de conflitos ambientais, estudo sobre a evolução do uso e ocupação do solo em Uberaba/MG, entre outros.

 

Veja aqui as fotos do II Workshop de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Sucroenergético de Minas Gerais.

 

Fonte: FIEMG e SIAMIG - 01/04/2022

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização