SECRETÁRIO-EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE É INDICADO POR BOLSONARO PARA DIRETORIA DA ANP
O presidente Jair Bolsonaro (PL) indicou o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fernando Wandscheer de Moura Alves, para a vaga na diretoria da ANP aberta com a saída de Dirceu Amorelli, em novembro do ano passado.
Wandscheer é advogado e chegou na Secretaria Executiva do MMA com a saída de Ricardo Salles e a sua substituição pelo então secretário-executivo da pasta, Joaquim Leite.
Esta é a quarta indicação do governo Bolsonaro para a agência reguladora. Rodolfo Saboia e Symone Araújo já estão na ANP. Já Tabita Loureiro, que teve sua indicação aprovada pela Comissão de Infraestrutura do Senado em dezembro de 2020, aguarda aprovação pelo plenário da Casa.
A ANP chegou ao final de 2021 com quatro vagas definitivas em sua diretoria indefinidas para 2022. No início deste mês, o governo definiu novos substitutos temporários para três dessas vagas: os superintendentes Luiz Henrique Bispo (Conteúdo Local), Cláudio Jorge de Souza (Dados Técnicos) e Marina Abelha (Exploração), que ocuparão os cargos por um período de até dois anos. A designação respeitou a votação interna da agência.
As indicações definitivas são uma cobrança do mercado, inclusive de agentes antagônicos em disputas que ocorrem no setor de gás natural. Tanto consumidores de gás e energia, representados pela Abrace, como a Abegás, que representa distribuidoras, cobraram a definição dos quadros da agência.
Neste momento, a ANP conta com apenas dois diretores nomeados: o diretor-geral Rodolfo Saboia e Symone Araújo. Entretanto, o mandato de Araújo termina em março. A diretora pode ser reconduzida.
FONTE - AGÊNCIA EPBR