Brasil estende suspensão de tarifas de importação de etanol
O governo do Brasil anunciou, no final do mês de dezembro, que estenderá a suspensão da tarifa de importação de etanol até pelo menos o final de janeiro. A Renewable Fuels Association está chamando a extensão de “um primeiro passo positivo em direção a uma resolução permanente”.
O Brasil anunciou em março de 2022 que abriria mão de sua tarifa de importação de etanol até o final de 2022, em um esforço para aliviar as pressões inflacionárias resultantes da pandemia, agravadas ainda mais pela invasão russa da Ucrânia. Essa tarifa foi previamente fixada em 18%.
Leia Mais - Estados receberam 76% da compensação tributária a usinas de etanol
“Estamos satisfeitos que o governo brasileiro tenha estendido a suspensão de sua tarifa de importação de etanol. Este é um primeiro passo positivo em direção a uma resolução permanente e envia um sinal favorável para o mercado”, disse Geoff Cooper, presidente e CEO da RFA.
Ainda de acordo com Cooper, os EUA estão prontos para trabalhar com o novo presidente Lula da Silva e seu governo para restaurar o comércio livre e justo de etanol entre nossas nações. “Como líderes mundiais na produção e uso de etanol de baixo carbono, devemos dar um exemplo de livre comércio e mercados abertos para outras nações seguirem”.