NOTÍCIAS

Commodities: Atraso de safra na Ásia puxa alta do açúcar em NY

Os problemas na safra em dois dos principais produtores de açúcar do mundo puxaram a alta dos preços do adoçante na bolsa de Nova York nesta quinta-feira. Os contratos futuros do demerara para março de 2023, os mais negociados, subiram 1,03%, a 19,68 centavos de dólar por libra-peso, e os papéis para maio avançaram 0,87%, a 18,51 centavos por libra-peso.

Lívea Coda, da HedgePoint Global Markets, diz que os preços estão firmes devido ao atraso nas safras da Índia e da Tailândia, o que reduziu a disponibilidade de açúcar no mercado físico. "Há também a perspectiva de que os indianos exportarão mais açúcar branco do que bruto [categoria do demerara], a menos que os preços do bruto continuem nos patamares atuais", afirma.

A Índia liberou uma primeira cota de exportação para 2022/23, de 6 milhões de toneladas, e o mercado acredita que, em abril, o país vai liberar um adicional de 1 a 3 milhões. "Nós somos conservadores [na projeção], devido aos curtos estoques indianos. Acreditamos em algo mais perto de 1 milhão de toneladas", projeta a analista.

Por Valor Econômico, via UDOP

Bayer
BASF
Copercana
Usina Coruripe
Cocred
Patrocinío Master
Canacampo
Siamig
Agência
Realização